Notícias

Quem é quem no Tribunal Popular da Fome

ACUSAÇÃO Deborah Duprat Advogada e jurista. É Procuradora da República aposentada. Foi Subprocuradora Geral (desde 2009), Vice-Procuradora Geral da República (2009-2013) e ocupou interinamente o cargo de Procuradora Geral da República (2009). Foi Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão por 4 anos (2016-2020). Subscreve a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 831 que trata…

Veja mais

Tribunal Popular julga responsabilidades sobre o aumento da Fome no Brasil

O Tribunal Popular da Fome acontece no dia 27 de setembro (segunda-feira), das 15h às 18h. Nele, o Governo Federal Brasileiro será acusado e julgado por violações ao Direito Humano à Alimentação e a Nutrição Adequadas e ao Direito a Estar Livre da Fome. Ele pretende dar voz ao povo brasileiro vítima da fome. Atuando…

Veja mais

Coalizão contra a fome cobra sanção de medidas para a agricultura familiar camponesa

PL 823/2021 aguarda sanção do presidente da República, em socorro à agricultura familiar camponesa e combate à fome de 117 milhões de brasileiros Brasília (DF), 13 de setembro de 2021 – Movimentos sindicais, sociais e ambientais divulgaram hoje carta em que cobram a sanção presidencial, na íntegra, do Projeto de Lei (PL) 823/2021, a Lei…

Veja mais

Jornada Convergências + Tribunal Popular da Fome: reprogramada

A Jornada de Convergências e o Tribunal Popular da Fome foram reagendados. Eles acontecerão nos dias 27 e 29 de setembro de 2021, no formato virtual. Militantes, ativistas, defensoras e defensores do DHAA e da soberania alimentar e interessados estão convidados a participar e contribuir.   A programação está organizada em torno de três atividades…

Veja mais

A Constituição Federal, o princípio da solidariedade e o enfrentamento da fome

Em tempos de pandemia do Covid 19, a luta contra a fome se dá em todas as instâncias e poderes, inclusive junto ao judiciário. Afinal, a Constituição Federal de 1988 – conhecida como Constituição Cidadã – trouxe em seu texto como clausula pétrea a proibição de emendas à Constituição que retirem “direitos e garantias individuais”…

Veja mais

A incidência da Conferência Popular nos processos autônomos à Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU

A comissão organizadora da Conferência Popular por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional participa dos processos autônomos à Cúpula dos Sistemas Alimentares da Nações Unidas (ONU), como a Cúpula dos Povos da América Latina pela Transformação dos Sistemas Alimentares. Ao se posicionar e dizer “não” à Cúpula, o coletivo da Conferência Popular se…

Veja mais

A quem interessa mudar a lei do Pnae?

Por Adriana Amâncio – Asacom A quem interessa mudar a lei do PNAE? A quem interessa tirar a prioridade na venda dos produtos para o programa por parte dos povos indígenas, quilombolas e assentados/as da reforma agrária? As muitas questões levantadas conduzem o posicionamento de diversas organizações da sociedade civil, movimentos sociais , frentes parlamentares…

Veja mais

Convocação para os Encontros Regionais

A Comissão Organizadora da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional convoca militantes, ativistas, defensoras e defensores do DHAA e da soberania alimentar a tomarem parte em uma série de cinco  (05) Encontros Regionais, que acontecerão ao longo dos meses de junho e julho. Nosso objetivo é ampliar a mobilização e organização política,…

Veja mais

Nota Pública O que está em jogo na Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares da ONU

A comissão organizadora da I Conferência Nacional Popular Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional preparou Nota Pública para explicar o que está em jogo na Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares da ONU que acontece em setembro de 2021. Num cenário de grave crise alimentar e sanitária, combinadas com o aumento  da…

Veja mais