A Conferência Popular tem dedicado atenção especial ao acompanhamento e incidência com relação à agenda internacional da governança global de segurança alimentar e nutricional.

Assumimos uma perspectiva internacionalista marcada pela solidariedade entre os povos e sua autonomia de modo a garantir a soberania alimentar e realização do direito humano à alimentação. Nestes últimos anos, ao lado da mobilização da sociedade civil e povos indígenas internacionais, participamos dos processos contra a realização da Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tanto, produzimos um documento político sobre o que estava em jogo com a realização deste evento, e quais os reflexos para o Brasil. Essa ação contribuiu para subsidiar a realização de um encontro promovido pela Conferência Popular sobre o tema para aprofundar a reflexão e construir uma posição política e como se dá a captura corporativa de modo a subsidiar a nossa atuação nas diferentes instâncias, notadamente do grupo de enlace para a região da América Latina e Caribe.

Em outra frente, a Conferência Popular por meio dos coletivos, organizações e movimentos sociais, que integram a sua Comissão Organizadora participou das atividades e chamamentos do Mecanismo da Sociedade Civil e Povos indígenas para as relações com o Comitê de Segurança Alimentar da ONU, notadamente quanto à coordenação global de respostas à Pandemia de Covid-19, e agora às múltiplas crises. 

Da mesma forma, acompanhamos de maneira sistemática as negociações para a aprovação das diretrizes voluntárias de sistemas alimentares e nutrição pelo CSA, mas que a sociedade civil e povos indígenas em caráter internacional não endossou.

Mais recente, a Conferência Popular compreendendo a urgência de uma visão sistêmica sobre as diferentes crises em curso e respostas integradas, promoveu o encontro “Nexos entre a Cúpula dos Sistemas Alimentares e as Conferências de Biodiversidade e Mudanças Climáticas da ONU”, em parceria com a Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE). 

Documentos Relacionados

  • Documento-Síntese Nexos entre a Cúpula dos Sistemas Alimentares e as Conferências de Biodiversidade e Mudanças Climáticas da ONU (2022);

Documentos produzidos pelo coletivo da

Conferência Popular em outros idiomas:

Notícias da Agenda Internacional