Notícias

Organizações entregam ao STF sentença que responsabiliza governo pelo agravamento da fome

Ato na manhã de sexta (10) vai protocolar a conclusão do Tribunal Popular da Fome, organizado pela Conferência Popular por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Conferência Popular). Supremo analisa duas arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) e exigem enfrentamento urgente do quadro.   Em ato às 11h desta sexta-feira (10), as…

Veja mais

Convocação para os Encontros Regionais

A Comissão Organizadora da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional convoca militantes, ativistas, defensoras e defensores do DHAA e da soberania alimentar a tomarem parte em uma série de cinco  (05) Encontros Regionais, que acontecerão ao longo dos meses de junho e julho. Nosso objetivo é ampliar a mobilização e organização política,…

Veja mais

ATIVISTAS CONTRA A FOME? ?Chamado para Ação Coordenada

CHAMADO PARA AÇÃO COORDENADA? ?DIA 16.04 ÀS 12h Ontem  à noite (15/4) aconteceu o PROJETAÇO contra a FOME em todo o país. Um sucesso. Hoje , 16, às 10h, acontece o ATO VIRTUAL “Enfrentar a Fome com a Força das Nossas Lutas” CONVOCAMOS: Na sequência do ATO, a partir das 12h (meio dia), convocamos todxs,…

Veja mais

“Enfrentar a Fome com a Força de nossas Lutas”

Manifesto destaca a importância da garantia do Direito Humano à Alimentação e pede por mudanças. Chamamento para adesão e assinaturas institucionais O Manifesto expressa indignação com o negacionismo e a falta de compromisso do atual governo brasileiro frente a pandemia do Covid 19, com a retomada da fome no país aos níveis de 2004. Alerta…

Veja mais

Como fortalecer os Comitês de Emergência e de Combate à Fome?

  Relatório da Oficina Virtual sobre Fortalecimento dos Comitês Estaduais e Municipais de Emergência RelatOficinaVirtual1-25062020   Leia as demais matérias sobre a Oficina Virtual sobre Fortalecimento dos Comitês Estaduais e Municipais de Emergência”: Comitês emergenciais unem solidariedade e incidência política em diálogo com a sociedade PNAE e a produção e comercialização da agricultura familiar Agricultura,…

Veja mais

Movimentos sociais defendem distribuição de alimentos saudáveis do PNAE

Movimentos do campo, cidade, floresta, das águas e da educação, em defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e da Agroecologia, acompanham de perto a tramitação de um novo Projeto de Lei (PL), que visa alterar a regulamentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante a pandemia. Esse acompanhamento mira afastar ameaça capazes…

Veja mais

Mulheres na linha de frente e o combate à fome e à violência: por um feminismo camponês e abastecimento popular

“Quem é feminista e não é de esquerda, carece de estratégia. Quem é de esquerda e não é feminista, carece de profundidade!” Rosa Luxemburgo Sabemos que no Brasil as mulheres são as principais responsáveis pela gestão e cuidado familiar e comunitário, onde, já em 2015 se demarcava que 28,9 milhões de famílias eram chefiadas por mulheres.…

Veja mais

Garantir o direito à alimentação e combater a fome na pandemia

Mais de 80 organizações, coletivos e entidades da sociedade civil assinam o apelo para que o direito à saúde e à alimentação de brasileiros e brasileiras seja respeitado, protegido e garantido, no contexto do combate ao novo coronavírus. (Clique aqui para baixar a íntegra do documento, ou confira abaixo). O documento apresenta um conjunto de propostas de combate à…

Veja mais