Nossas Reportagens

Não existe soberania alimentar sem cultura alimentar

No campo da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, após a extinção do Consea, outros espaços foram ocupados e fortalecidos para seguir com a articulação e incidência política   por Juliana Dias e André Luzzi de Campos   A participação popular para a construção do conceito de Cultura Alimentar e sua inclusão nas políticas culturais se fortaleceu  em…

Veja mais

Cultura alimentar nas políticas culturais do Brasil

Debate construído pela participação popular e incidência política ganha força na Lei Aldir Blanc   por Juliana Dias e André Luzzi de Campos A ideia de que “comida é cultura” talvez seja facilmente compreendida,  pois o ato de se alimentar constrói sentidos, significados, memórias, silenciamentos, violências, opressões e apagamentos em cada indivíduo e na coletividade. A…

Veja mais

Conferência Popular lança guia comentado da Cultura Alimentar na Lei Aldir Blanc

e apoia emenda que prorroga a utilização dos recursos até 2021   Em 29 de junho de 2020 foi lançada a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Nº 14.017), fruto de um amplo processo de mobilização e participação popular. A lei previu o orçamento total de R$ 3 bilhões para o setor cultural. Para acompanhar…

Veja mais

Por que é fundamental que os municípios desenvolvam Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis?

Informações da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF- IBGE), relativas a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) , noticiam que em 2017 havia cerca de 10 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil. Projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que até dezembro de 2020 haverá cerca…

Veja mais

Mobilização para derrubar os vetos da Lei Assis Carvalho

Bolsonaro vetou tudo que tinha algum valor de investimento, o que ficou foi perfumaria, comenta Frei Sérgio Quatro de novembro de 2020 é dia de acompanhar as votações no Parlamento. Neste dia o Congresso Nacional analisará os vetos feitos pelo Poder Executivo à Lei de Incentivo à Agricultura Familiar (Lei Assis Carvalho). Dos seus 17…

Veja mais

Solidariedade e resistência: comitê do Maranhão da Ação da Cidadania prioriza a escuta para levar o que a comunidade precisa

Que aprendizados trazem as experiências das organizações da sociedade civil para o enfrentamento das crises humanitárias e para a sinalização de caminhos e políticas possíveis de combate à fome, de abastecimento alimentar na luta pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e do Direito Humano à Alimentação Adequada? Essa foi a pergunta endereçada ao comitê…

Veja mais

O que é Cultura Alimentar na Lei Aldir Blanc?

Comer é também ato social, cultural e político. Na Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o tema mobilizador “comida de verdade como patrimônio” expressa a importância e relação da cultura alimentar com a soberania e segurança alimentar e nutricional.   “Cultura alimentar é o saber fazer, o falar, o ritual, a ancestralidade,…

Veja mais

Coletivo de jovens negrxs atua com segurança alimentar, negócios digitais e nova economia na Bahia

Que aprendizados trazem as experiências das organizações da sociedade civil para o enfrentamento das crises humanitárias e para a sinalização de caminhos e políticas possíveis de combate à fome, de abastecimento alimentar na luta pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e do Direito Humano à Alimentação Adequada? Essa foi a pergunta endereçada ao coletivo…

Veja mais

Solidariedade é uma prática permanente e política no MST

“A pandemia desnudou inúmeras desigualdades e trouxe à tona a situação dramática e trágica do Brasil com políticas de destruição e violação permanente de direitos”. É o que afirma Maria Emília Pacheco, assessora da ONG Fase, integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ABA) e do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). No…

Veja mais

Solidariedade, agricultura familiar e manutenção de equipamentos públicos

Cartografia preliminar dos comitês emergenciais pelo Brasil: A experiência do Rio Grande do Sul No Rio Grande do Sul, o comitê gaúcho começou no dia 26 de março, mas as recomendações foram elaboradas no dia 18, antes da publicação da carta “Recomendações sobre o direito à alimentação no contexto da Covid-19”. A partir dessa carta,…

Veja mais